Markup: o que é e qual a importância deste índice em momentos de crise

Na última semana, aqui no blog, falei sobre como em momentos de instabilidade econômica como agora – com aumento da inflação e possíveis impactos do conflito na Europa – usar promoções como estratégia pode ser arriscado. Se não leu, confira o artigo aqui

Existe uma outra possibilidade de atuação nesse momento que envolve o markup, a diferença entre o preço de custo do produto e o seu preço de venda. “Trabalhar” esse índice é uma arte, mas pode resolver muitas situações.   

Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre o markup e analisar como ele pode ser usado para enfrentar momentos complicados evitando a queda de vendas. Acompanhe.  

O que é markup?

Em economia, o markup é um índice que aponta quanto o preço do produto está acima do seu valor de custo e/ou distribuição. Ele pode ser representado por um valor fixo ou por um percentual.

O markup é um elemento fundamental no processo de precificação de um produto. Ele parte do custo básico do item e pode ser calculado a cada etapa da cadeia de suprimentos considerando sempre a margem de lucro que cada elo dessa cadeia (ou seja, distribuidores, atacadistas ou varejistas) precisa ter ao negociar o produto. Assim, é possível que exista mais de um markup por produto.

Por exemplo: imagine um produto que até chegar ao consumidor final tenha na cadeia de distribuição dois intermediários, o distribuidor e o varejista. O produto tem o preço de custo X, para o distribuidor o markup é de 30%, ou seja (X + 30%) e para o varejista, 40% (X + 40%).

Assim, esses percentuais que compõem o markup são propostos em negociação para que esses parceiros de distribuição componham seus preços de venda e, obviamente, tenham uma margem de lucro no processo.  

Como a empresa chega nesses percentuais? Depende do segmento de várias questões envolvidas na composição do custo do produto, como transporte, impostos, comissões, etc. Cada caso é um caso.

Caso você ainda não tenha uma estratégia de markup definida é possível reverso, partindo do preço que é praticado pelos seus clientes para definir – de acordo com cada canal – qual deve ser o índice. 

Qual é a importância do markup?

O estabelecimento de um markup é importante dentro da estratégia de precificação de uma empresa porque ele mantém um controle sobre o valor que está sendo praticado pelo parceiro da cadeia de distribuição.

Isso, por sua vez, evita, por exemplo, que o produto seja vendido por um preço muito alto ou muito baixo – destoando da concorrência – no ponto de venda.

Ou seja, é uma forma de gerenciamento dos preços e também um índice de negociação entre fabricantes, distribuidores e varejistas.

Negociação do markup x promoção em tempos de crise

Como citei no artigo da semana passada, é comum em momentos de instabilidade da economia que afetam o consumo que empresas criem promoções para alavancar vendas.

O problema é que essa não pode ser a única solução porque pode mudar a percepção do cliente sobre o preço normal do produto e – se isso acontecer – impactar diretamente na margem de lucro de quem está vendendo.

Rever o markup pode ser uma prática mais eficiente nesse momento e o Trade Marketing é o responsável por isso. É preciso negociar com todos os parceiros intermediários da cadeia de distribuição recalculando margens para que o preço na ponta não seja tão afetado e – ao mesmo tempo – todos continuem tendo lucro.

Lembre-se que é função do Trade buscar esse equilíbrio entre todos os parceiros o tempo todo e, nessa situação, que impacta diretamente no faturamento, não basta simplesmente propor uma mudança de preço. É preciso argumentar com um plano, propor datas para reavaliar a situação, levar outras ideias, estar aberto a contrapropostas, em resumo, é preciso negociar. 

E, aliás, não é preciso uma crise para que isso aconteça. O gerenciamento de preços é uma tarefa dinâmica que acontece todos os dias e é sujeita a mudanças. Assim, a revisão do markup pode ser considerada uma medida temporária, até que a inflação baixe, por exemplo.

Pense nisso!

Saiba mais sobre a Trade Marketing Force 

A Trade Marketing Force é a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing e Vendas do mercado nacional. É também o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil.

A TMF busca diminuir a distância entre toda a cadeia de suprimentos e a indústria, dinamiza processos, organiza resultados e facilita a apuração de dados.

Assim, traz agilidade, criando uma indústria 4.0 alinhada com as melhores práticas de BPM e gerando transparência para seus clientes e fortalecendo a relação com a equipe.

Conheça nosso site e explore todas suas funcionalidades. Aproveite e conheça nosso blog. Toda semana publicamos artigos originais e inéditos sobre Trade Marketing, gestão e varejo, entre outros temas, para ajudar nossos leitores.

Por fim siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e também no Instagram. Curta e compartilhe!

Trabalhe com segurança!

Até a semana que vem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *