Cuidado com preço e promoções em tempo de inflação

Não é preciso ser especialista em economia para perceber como a inflação tem afetado o dia a dia do consumidor. Nos últimos 12 meses, a alta de preços sobre os itens básicos como alimentos, transporte e energia elétrica foi mais do que sentida no bolso do brasileiro. Os juros aumentaram e – para piorar – o conflito entre a Rússia e a Ucrânia impacta diretamente alguns segmentos e assusta.  

Diante desse cenário, o mercado têm se movimentado. Muitos têm investido em estoques, por exemplo, principalmente os atacarejos e prestadores de serviços, como bares e restaurantes, para se proteger de novas altas de preços.

A precificação nesse momento precisa ser estratégica por parte do Trade. A tentação para alguns fabricantes e varejistas é simplesmente aumentar os preços ou criar promoções. Essa decisão é arriscada. Entenda porquê a seguir. 

Precificação: conceitos básicos que não podem ser esquecidos

Criar uma estratégia de preços é uma das principais atividades do Trade Marketing. Afinal é a venda que garante a existência da empresa no mercado.

Para isso, além de considerar o custo de fabricação produto, é preciso levar em conta o preço que pode ser praticado em cada canal, como a concorrência se comporta e, obviamente, a percepção do consumidor. Não é simples definir um preço que traga uma boa margem de lucro para todos os players da cadeia de distribuição, seja competitivo e ainda agrade o cliente no ponto de venda.

Um conceito básico não pode ser esquecido: existe o preço de todo dia e o preço promocional, como traz muito bem o livro Trade Marketing – Estratégias de Distribuição e Execução de Vendas, organizado por Matheus Cônsoli e Rafael D’Andrea (Editora Atlas). 

O preço de todo dia é aquele que o consumidor tem como parâmetro para o produto. Ou seja, é o preço que quem compra considera “normal” para o item. É praticado fora do período promocional.

Já o preço promocional, como o nome explica, é aquele praticado em ocasiões especiais, que é entendido pelo cliente como algo especial e competitivo quando comparado com a concorrência.

Em um cenário de instabilidade como agora simplesmente aumentar o preço é perigoso. Toda alteração de preço mexe com o bolso do consumidor e se ele achar que o varejista ou a marca estão aproveitando a onda para faturar mais pode trocar de produto ou de ponto de venda.

Monitore o seu segmento de atuação todos os dias para perceber como a concorrência está atuando e como consumidor está reagindo e faça alterações de preço conscientes, com objetivos claros e com calma – sem afobação.

Outro erro nesse momento é criar muitas ações promocionais.

O risco do excesso de promoções

De um modo geral as promoções servem, principalmente, para:

  • Alavancar as vendas de um produto por um período determinado;
  • Introduzir um novo produto no mercado;
  • Baixar os níveis do estoque.  

Mas além disso, a promoção pode ser utilizada para chamar atenção de um novo consumidor dando a ele a oportunidade de conhecer o produto para que – após o fim da ação, no futuro – ele volte a comprar o item e se torne um cliente fiel.

Todo esses são objetivos importantes, mas as promoções não são estratégias para serem usadas constantemente. O grande risco é que o consumidor passe a enxergar o preço promocional como se fosse um preço de todo dia. Quando isso acontece a margem de lucro da empresa pode ficar comprometida.

Como estamos falando de uma fase de inflação alta na qual muitas das causas não estão exatamente sobre controle, é preciso muito cuidado na hora de apostar nessa estratégia. As promoções precisam ter uma razão para existir e – sobretudo – prazo para acabar.

É fundamental analisar os resultados da promoção ao seu final para entender se vale a pena repetir a ação, sempre considerando o momento. Duas ações idênticas podem trazer resultados diferentes dependendo da semana do mês, por exemplo.

Como sua empresa tem criado promoções nesse momento? Deixe seu comentário no final deste texto.

Já conhece a Trade Marketing Force?    

A Trade Marketing Force é a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing e Vendas do mercado nacional. É também o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil.

A TMF diminui a distância entre toda a cadeia de suprimentos e a indústria, dinamiza processos, organiza resultados e facilita a apuração de dados. Assim, traz agilidade, criando uma indústria 4.0 alinhada com as melhores práticas de BPM e gerando transparência para seus clientes e fortalecendo a relação com a equipe.

Acesse nosso site e conheça todas as funções da plataforma e do aplicativo. Com certeza, alguns dos nossos serviços atendem sua necessidade.

Acompanhe também o nosso blog, que toda semana traz artigos sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram com conteúdo diário sobre o mercado para você ficar atualizado.

Trabalhe com segurança!

Até a próxima semana.


1 comment

[…] Na última semana, aqui no blog, falei sobre como em momentos de instabilidade econômica como agora – com aumento da inflação e possíveis impactos do conflito na Europa – usar promoções como estratégia pode ser arriscado. Se não leu, confira o artigo aqui.  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *