Candlestick chart: como o Trade pode usar o gráfico de velas

Você já ouviu falar do gráfico de velas? O candlestick chart – seu nome original e que tem o significado exato da tradução em português – é um tipo de representação visual muito usada no mercado financeiro para mostrar a variação de preço de um ativo em certo período de tempo.

Chamado às vezes apenas de candle (vela), esse tipo de gráfico ajuda a apontar tendências de mercado. O gráfico de velas foi criado século XVIII no Japão, onde era usado para medir a variação do preço do arroz. Depois de chegar a Wall Street, através do americano Steve Nison, sua utilização se tornou padrão do Ocidente.

Como essa ferramenta foi criada para o monitoramento da variação de preços, o Trade pode usá-la para esse fim e assim obter, rapidamente uma noção da tendência do preço do produto sendo praticada no mercado. Confira.

Como funciona o gráfico de velas    

O gráfico de velas é composto por uma série de pequenas barras posicionadas verticalmente (as velas, ou candles) que possuem em suas duas extremidades as chamadas sobras (ou pavios), que nada mais são do que pequenos traços. As velas flutuam em dois eixos, o vertical aponta os preços e o horizontal o tempo.

Para entender as velas é preciso saber que uma extremidade da barra representa o preço de abertura daquele produto no período e a outra, o valor de fechamento. Já os pavios significam o movimento que a barra fez para cima e para baixo naquele espaço de tempo. O pavio superior mostra o maior preço que o produto atingiu no período e o pavio inferior representa o menor preço.

Para completar, as cores determinam a alta ou a baixa. As velas verdes ou brancas indicam que o preço subiu durante o período. As velas vermelhas ou pretas, indicam que o preço caiu.

Por que o gráfico de velas é útil    

Em um primeiro momento, o gráfico de velas parece complexo e cheio de detalhes, mas uma vez entendida sua composição, ele se torna um dos gráficos mais simples de serem lidos.

Resumindo: a cor da barra indica a alta ou a queda, os pavios mostram a variação para cima e para baixo do preço. Várias barras (velas) lado a lado, ao longo do tempo, acabam formando um desenho que mostra a tendência. Mais do que isso, ele indica um padrão de comportamento de quem está vendendo (e – por consequência – comprando).

Isso porque ao apresentar máximas e mínimas através dos pavios, mostra que existiram negociações feitas tanto para cima do preço inicial quanto para baixo e como os players estão se comportando.

O mais interessante é notar que, os diferentes tipos de velas trazem muita informação. Uma vela sem pavios (chamada de Marubozu) indica que o mercado estava decidido e partiu de um patamar de preço para outro. Uma vela pequena com um pavio grande nas duas extremidades (que se chama Spinning top) aponta para um mercado agitado, que negociou muito, mas variou pouco o preço. Já uma vela mínima, que indica o mesmo preço de abertura e fechamento com grandes pavios (chamada de Doji) mostra indecisão do mercado, que fez o preço oscilar bastante durante o período, mas se manter no lugar no final de tudo.

É muita informação relevante em apenas um desenho!

No mercado financeiro o intervalo de tempo analisado é de minutos, uma vez que os preços das ações flutuam durante o dia todo até o fechamento do pregão. Mas é possível criar um gráfico com qualquer período. 

Como o Trade pode usar o gráfico de velas    

O Trade pode usar o gráfico de velas para monitorar os preços que o mercado está praticando. Vamos imaginar que cada vela represente um produto específico sendo vendido por um pdv e que a variação de tempo seja de uma semana. Uma extremidade da vela considera o preço praticado no início da semana e a outra o preço do último dia.

Em um mês teríamos quatro velas com as variações de preço praticados durante as semanas e uma tendência do mês. Com certeza esse tipo de análise traria percepções sobre o potencial de preço que pode ser praticado no local. Agora imagine ampliar essa visão monitorando vários pdv?

Experimente colocar o gráfico de velas em prática e conte o que achou ou ainda, se você vê alguma outra forma de utilizá-lo.

Conheça a Trade Marketing Force    

A Trade Marketing Force é a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing e Vendas do mercado nacional. É também o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil.

A TMF diminui a distância entre toda a cadeia de suprimentos e a indústria, dinamiza processos, organiza resultados e facilita a apuração de dados. Assim, traz agilidade, criando uma indústria 4.0 alinhada com as melhores práticas de BPM e gerando transparência para seus clientes e fortalecendo a relação com a equipe.

Acesse nosso site e conheça todas as funções da plataforma e do aplicativo. Com certeza, alguns dos nossos serviços atendem sua necessidade.

Acompanhe também o nosso blog, que toda semana traz artigos sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram com conteúdo diário sobre o mercado para você ficar atualizado.

Trabalhe com segurança!

Até a semana que vem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *