A importância de manter o foco e evitar a dispersão

Você acelera os áudios que recebe no WhatsApp? Muito provavelmente sim. O lançamento da função pelo aplicativo este ano foi muito comemorada pelos usuários, mas pouca gente para para pensar qual a razão disso.

Gastar alguns segundos a mais para ouvir uma mensagem fazem tanta diferença assim? Ou esse é apenas mais um sintoma do momento que estamos vivendo, no qual o nível de ansiedade das pessoas é tão grande que tudo parece ser um obstáculo que precisa ser vencido o quanto antes?

Eu tendo a achar que sim e a pandemia piorou esse cenário que é generalizado, afeta pessoas de todas as idades em todos os lugares. Assim – trazendo para o mundo do Trade – tanto os colaboradores quanto os clientes têm experimentado momentos de grande ansiedade. E um dos grandes problemas é a dispersão e a falta de foco que ela traz.  

Você sente isso na sua empresa e identifica mudanças no comportamento dos clientes também? É preciso refletir sobre essa questão é pensar em como esses sintomas podem ser amenizados ou superados.

A era da ansiedade    

Uma pesquisa do Ministério da Saúde com 17,5 mil brasileiros entre 18 e 92 anos de idade feita nos meses de abril e maio de 2020 mostrou que oito entre dez brasileiros já sofriam de algum transtorno de ansiedade. Em dezembro, já se falava sobre a pandemia ter criado um novo transtorno de ansiedade, a coronafobia. Segundo uma pesquisa da Pulses divulgada também no final do ano passado, 37% das empresas registraram aumento de doenças psiquiátricas.

Mas antes mesmo da Covid-19, a ansiedade já era considerada um mal da atualidade, principalmente entre os millennials (nascidos entre 1980 e 1994) e a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). Uma das principais causas é o excesso de informação, que sobrecarrega o cérebro e prejudica a saúde mental, provocando estresse e falta do poder de concentração.

Esses grupos já nasceram num mundo digitalizado e vivem conectados 24 horas por dia, sendo impactados o tempo todo por informações variadas em uma intensidade maior do que os mais velhos.    

Os desafios para manter o foco     

Como o quadro é generalizado, é preciso prestar atenção tanto dentro da empresa quanto fora, em sinais de dispersão que podem tirar o colaborador e o cliente do foco, respectivamente, do trabalho e da compra do produto.

Vamos olhar internamente primeiro e refletir:

  • A equipe, principalmente a que atua no campo, está equilibrada o suficiente para manter a qualidade do trabalho.
  • Quão dispersivo é o seu portfólio de produtos?

O papel das lideranças é fundamental para observar esses pontos e identificar possíveis problemas. Um time disperso não consegue performar como deve e isso é percebido no tempo gasto em cada tarefa e também na quantidade de metas cumpridas.

Um portfólio exagerado de produtos pode parecer uma maior chance de venda, mas – não raramente – se torna um problema para a empresa, para a equipe e para os clientes que não sabem o que focar (ou escolher, no caso do cliente). Muitas vezes, menos é mais nesse quesito. Vale lembrar da emblemática volta de Steve Jobs à Apple, quando ele reassume o controle e passa a focar apenas em alguns produtos para voltar a fazer a empresa crescer.     

Agora vamos pensar no cliente:

  • Seus produtos são facilmente entendidos pelo cliente? O propósito deles está claro? O rótulo é atraente e objetivo?
  • A exposição dos seus produtos na gôndola está bem feita?
  • O material de PDV é claro?

 A lógica é simples. Em condições normais você já precisa vencer a concorrência. Se a ansiedade e a dispersão do cliente ainda surgem para jogar contra é preciso facilitar ao máximo a sua vida para que seu processo de compra seja positivo.

Já notou como muitas empresas têm deixado as embalagens mais limpas e simples? É uma estratégia para evitar que o cliente “se perca” em tantas informações. É claro que nem todos podem pensar em rever suas embalagens, por isso outras práticas são importantes como a exposição e o material de PDV.

Objetividade é mais importante do que informação em excesso e organização é mais importante do que volume. Por isso é preciso focar no que é realmente relevante para o cliente no ponto de venda.

Para onde estamos caminhando?     

É difícil dizer se – passada a pandemia – os níveis de ansiedade e falta de concentração baixarão e tornarão as pessoas mais calmas ou se sempre haverá uma apreensão no ar, um medo de que tudo se repita.

Uma coisa certa é que a quantidade de informação com a qual lidamos no dia a dia não vai diminuir e por isso algum tipo de solução vai precisar ser encontrada. Hoje já se fala da necessidade de um detox digital, por exemplo.

É importante começar a pensar já no que pode ser feito para evitar esse tipo de desgaste mental. Converse com a sua equipe e coloque essa questão em discussão. Ouça o que os colaboradores têm a dizer e – ao mesmo tempo – não tire os olhos do mercado e do que o consumidor está exigindo.  

Pense nisso!

Conheça a Trade Marketing Force    

A Trade Marketing Force é a mais completa plataforma de gestão de Trade Marketing e Vendas do mercado nacional. É também o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil.

A TMF diminui a distância entre toda a cadeia de suprimentos e a indústria, dinamiza processos, organiza resultados e facilita a apuração de dados. Assim, traz agilidade, criando uma indústria 4.0 alinhada com as melhores práticas de BPM e gerando transparência para seus clientes e fortalecendo a relação com a equipe.

Acesso nosso site e conheça todas as funções da plataforma e do aplicativo. Com certeza, alguns dos nossos serviços atendem sua necessidade.

Acompanhe também o nosso blog, que toda semana traz artigos sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram com conteúdo diário sobre o mercado para você ficar atualizado.

Trabalhe com segurança!

Até a semana que vem!


1 comment

[…] mundo cada dia mais ansioso em que vivemos – escrevi sobre isso aqui no blog a semana passada – tudo “é urgente”, é “para ontem”, não é […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *