Quantas plataformas você utiliza para gerenciar o Trade?

O uso da tecnologia para o gerenciar o Trade atualmente é fundamental. Sem o uso de sistemas e aplicativos a atividade do Trade Marketing perde agilidade e confiabilidade.

Não faz sentido, no mundo com tantos recursos que temos hoje, utilizar planilhas tradicionais, blocos de notas ou folhas avulsas para registrar dados.

Felizmente, as empresas avançam para o uso da tecnologia a cada dia, mas, nem sempre de forma organizada. Utilizar muitas plataformas para gerenciar o Trade pode trazer uma falsa impressão de eficiência.

Quantas plataformas você utiliza na sua empresa para gerenciar o Trade? Se o número for 3, 4, ou mais, você já está arriscando sua gestão.

Vamos entender porque.

O desafio de gerenciar o Trade

É preciso lembrar que a gestão do Trade vai além da ação de promotores no PDV. Envolve o time de vendas, gestão das verbas, do time de campo, das despesas, das ações realizadas, do planejamento e dos acordos comerciais com os clientes.

Ou seja, é uma atuação ampla que exige muito controle e dados confiáveis para que decisões sejam tomadas com segurança.

Agora imagine fazer a gestão de todas essas frentes utilizando 4 ou 5 plataformas diferentes. Ou seja, tendo que decorar senhas diferentes e – muitas vezes – utilizar aparelhos distintos para o acesso. Às vezes usando o desktop, outras vezes o smartphone.

O trabalho se torna mais difícil do que deveria, concorda?

Agora imagine se a base de uma dessas plataformas fica desatualizada. A gestão – além de ficar mais cara, porque exige a contratação de várias ferramentas – pode ficar totalmente comprometida.

Isso acontece na sua empresa?

Por que unificar os sistemas?

A unificação de sistemas para gerenciar o Trade não é uma mera relação de custo de operação, mas – principalmente – de dados confiáveis.

Se você utiliza 4 ou 5 programas diferentes manter todos os sistemas atualizados não é uma tarefa fácil. Mais difícil ainda é fazer com que todo mundo saiba o que acessar.

Esse processo gera uma tremenda insatisfação na equipe de campo e acaba comprometendo um dos pilares do trabalho do Trade que é a comunicação.

Uma empresa que usa uma ferramenta de gestão de acordos, outra para gerenciar os promotores, outra para controlar os dados, e assim por adiante, abre tantos canais para input de informações que torna confuso o processo.

É comum em casos como esses que existam dados contraditórios que confundem a gestão na hora do planejamento.

“O uso de muitas plataformas gera perda de agilidade no processo e, sem agilidade, o Trade perde o seu valor estratégico. O Trade lento ou falho é improdutivo e deixa de ser confiável”.

As vantagens de uma plataforma unificada

Utilizar uma plataforma única para gerenciar o Trade significa fazer apenas um acesso para ter todos os dados necessários e saber – em tempo real – o que está acontecendo no campo e no departamento de forma geral.

E isso vale tanto para o cliente quanto para o promotor. Para o representante de vendas ou para a diretoria.

Essa concentração de dados em apenas um lugar traz:

  • Agilidade;
  • Interatividade;
  • Flexibilidade;
  • Confiabilidade.

A gestão do Trade se torna mais democratizada e segura, permitindo o acesso e a utilização das informações a todo momento e – principalmente – garantindo a criação de planejamentos com dados atualizados.

Pense nisso!

Conheça a Trade Marketing Force

A Trade Marketing Force é a plataforma de gestão de Trade Marketing mais completa do mercado nacional e também possui o mais eficiente aplicativo de gestão de campo do Brasil!

Acesse o site da TMF e conheça todas as suas funcionalidades.

Ao explorar o site você vai encontrar nosso blog, onde trazemos, toda semana, artigos como esse aqui, sobre Trade Marketing e temas relacionados a esse universo, como tecnologia, varejo e gestão.

Semanalmente também abastecemos nossa área de conteúdo com videoaulas sobre tecnologia do Trade Marketing criadas especialmente para complementar vários assuntos abordados nos artigos.

Siga a Trade Marketing Force nas redes sociais

Acompanhe nossos perfis nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, no LinkedIn e também no Instagram e toda semana publicamos conteúdos originais para você se manter atualizado sobre o Trade e o mercado.

Siga nossos perfis, sugira temas, faças perguntas e compartilhe com sua equipe!

Até a próxima semana!


1 comment

[…] Se você ainda não o leu ou deseja relembrar o assunto, clique aqui. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *