O que é realmente transformação digital no Trade Marketing

O Quantas vezes você ouviu falar ou leu sobre transformação digital nos últimos meses? Eu aposto que foram muitas, não foram? A expressão está em moda.

Praticamente todos os dias surgem artigos, eventos e profissionais que tentam explicar as mudanças em andamento no mundo que – de forma geral – todos chamam de transformação digital.

Isso não é diferente quando estamos falando de Trade. Mas, afinal, o que é realmente transformação digital no Trade Marketing?

Se você acredita que usar planilhas eletrônicas, aplicativos de mensagem ou e-mails faz parte da resposta, lamento informar, mas você está não só enganado como correndo riscos.

Transformação digital não é usar uma ferramenta digital para realizar uma tarefa de forma analógica. Acompanhe.

O que é transformação digital?

Primeiro, é preciso entender que transformação digital é um processo, não é uma medida única que se toma e pronto.

É um trabalho contínuo que, de forma simples, podemos definir como um processo que melhora o desempenho e a produtividade através do uso da tecnologia.

“Transformação digital inclui pensar de uma forma diferente o uso da tecnologia para mudar os processos e a cultura das organizações”.

Isso quer dizer que não basta utilizar uma solução digital para dizer que está realizando uma transformação.

Durante muitos anos os cálculos matemáticos foram feitos como aprendemos na escola, na lousa, em uma folha de papel ou com o uso de contadores (ou ábacos).

A invenção da calculadora mecânica facilitou o processo. Quando a calculadora se tornou digital, fazer contas se tornou uma tarefa mais rápida e fácil que, com certeza tornou processos mais ágeis.

Mesmo assim, o que houve foi apenas o aprimoramento da ferramenta o processo continuou o mesmo. A diferença é que, ao invés de rabiscarmos números em um papel, hoje apertamos teclas.

Ou seja, não basta ter as ferramentas mais modernas se elas não mudam o processo da empresa.

A “falsa” transformação digital

Não é pequeno o número de empresas que acredita estar realizando a sua transformação digital por utilizar algumas ferramentas como:

  • E-mail;
  • Planilhas eletrônicas (como o Excel);
  • Aplicativos de mensagem (como o WhatsApp).

Como já citei, isso não é transformação, é apenas o uso de um mecanismo moderno para a realização de um processo antigo.

Por exemplo, se você (ou alguém do departamento) precisa juntar relatórios ou tabelas com dados escritas a mão para então imputar as informações em uma planilha eletrônica onde está a transformação?

Tudo o que está acontecendo é o armazenamento de informações em um ambiente eletrônico, mas o processo é todo manual e cheio de etapas.

O mesmo vale para a troca de informações e tentativa de gestão feitas por e-mails ou WhatsApp.

Essas são ferramentas eletrônicas criadas para comunicação, não servem para guardar dados, não permitem um acesso rápido à informação e – pior – ficam vinculadas a um único aparelho/usuário.

Imagine, com o alto turnover que existe no Trade, perder todas as informações quando um funcionário é desligado e leva consigo seu smartphone com todas as mensagens no app.

Ou ainda quando o computador no qual ficam seus e-mails tem alguma pane e você perde tudo.

Então saiba que, se você está perdendo tempo respondendo dezenas de e-mail por dia e se sentido altamente produtivo por isso você está se enganando e acreditando em um processo digital que não existe.

A transformação digital muda os processos

A transformação digital no Trade Marketing acontece quando os processos da organização são impactados, melhoram e permitem o crescimento (e consequente desempenho de vendas/faturamento) através do uso de ferramentas digitais.

Qualquer gestão é formada por uma série de processos e microprocessos – muitas vezes não percebidos ou documentados – que podem ser automatizados.

Aprovações, por exemplo. Em um processo analógico, normal para muitas empresas, o fluxo passa por várias pessoas de departamentos diferentes que precisam dar o seu “ok” para que a ação aconteça.

Hoje em dia existem sistemas que robotizam esse processo e, através da programação das variáveis eliminam a necessidade de presença humana. A aprovação se torna mais rápida e libera tempo dos profissionais para que eles se dediquem a atividades mais importantes.

Na prática, a transformação digital no Trade acontece quando o uso de sistemas, softwares e ferramentas digitais elimina ou reduz ao mínimo a necessidade da presença de um profissional no processo operacional.

Muitos gestores perdem tempo valioso realizando atividades operacionais por não usarem a tecnologia ao seu favor. Quando isso acontece, podem se dedicar à estratégia e “liberar espaço” em suas agendas para pensar em inovação.

É impossível inovar quando se está preso a um processo analógico. O digital deve ser um elemento de libertação para que haja crescimento. Pense nisso.

O que achou deste artigo? Deixe seu comentário no final do texto.

Conheça a Trade Marketing Force

A Trade Marketing Force é a melhor plataforma e aplicativo de campo para a gestão de Trade Marketing do mercado brasileiro.

Conheça o nosso site e descubra toda as suas funcionalidades. Confira na aba Conteúdos nosso blog, que semanalmente traz artigos com assuntos relacionados ao universo do Trade Marketing, da gestão e do varejo e também nossas videoaulas sobre tecnologia do Trade.

Nossas redes sociais trazem durante toda semana informações sobre o mercado e também explicam o Trade Marketing de forma simples e direta. Siga nossos perfis no Facebook, LinkedIn e Instagram e compartilhe o conteúdo com sua equipe.

Até a próxima semana!


2 comments

[…] É fato que – após passarmos por essa crise – o mundo estará mudado e, com certeza, o digital terá que fazer parte da rotina das organizações por uma questão de sobrevivência. Mas e hoje, pensando pelo Trade Marketing, por onde começar essa transformação digital? […]

[…] transformação digital ainda não chegou por completo na sua […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *